Comunicação Digital

A comunicação digital sempre foi a linha mestra do meu trabalho. Desde antes da graduação em Jornalismo pela PUC-Rio, concluída em 2005, já me dedicava a projetos envolvendo o universo digital, e, nesses onze anos de atuação profissional, fui gradualmente agregando à minha formação conhecimentos relativos ao webwriting, à arquitetura de informação, à usabilidade e à acessibilidade e ao Marketing Digital. Acredito na comunicação digital como uma composição resultante de elementos de todas essas áreas.

Comunicação digital é comunicação para o século XXI. Ela se beneficia das plataformas e recursos fornecidos pela tecnologia para se desenvolver. Mas é, essencialmente, comunicação, na direção de que, se baseada somente nesses recursos e esvaziada de conteúdo, perde seu sentido. A comunicação digital, portanto, não vive de tendências e nem é uma tendência. Ela é simplesmente a forma como fazemos – ou devemos fazer – comunicação na era em que vivemos.

Somos todos produtores de conteúdo digital. Somos todos, portanto, desbravadores de tendências e responsáveis, em algum grau, pelo que circula na internet. O compartilhamento está na essência da Web e prescinde do suporte e das ferramentas. Nesse contexto, somos todos autores e coautores, o que faz, em certa instância, a era da internet parecer-se mais com a era pré-Gutemberg do que com o que veio logo após a imprensa.

Era característica da sociedade dos manuscritos a inserção ou supressão de palavras e de frases, propositalmente ou por distração de quem estava reproduzindo a obra. Isso  despadronizava os manuscritos, gerando cópias não tão idênticas assim. Havia a dificuldade de se identificar um autor e todos acabavam sendo coautores. Qualquer semelhança com a era digital não é mera coincidência.

A era digital exige educação para uma nova comunicação, não apenas de quem busca isso como profissão, como nós, jornalistas, mas afetando todos os campos do saber, uma vez que é parte integrante de todos os processos humanos, em todas as áreas de conhecimento. São muitas as oportunidades, que se confundem com os desafios. E eles se colocam para todos, sem exceção.

Diante desse cenário, procuro contribuir para o desenvolvimento da comunicação de forma que sejam aproveitados ao máximo os recursos de que dispomos hoje, mas, principalmente, de forma a colaborar para aumentar o alcance das informações que disseminamos. Após experimentar trabalhos em comunicação digital voltados para diversas áreas de conhecimento, encantei-me com os projetos voltados à inserção da tecnologia na educação, o que tem me levado a conduzir minha carreira para esse universo.
Abaixo, apresento alguns artigos de minha autoria que se relacionam com a comunicação digital e trazem um pouco mais da minha visão sobre o tema. Convido-o a acompanhar também o meu blog, em que publico regularmente.