Comunicação

Como jornalista, considero a comunicação essencial para qualquer projeto, seja ele pequeno ou grande, envolvendo poucas pessoas ou muitas. O processo de comunicação me fascina, e me instiga. Uma de minhas maiores satisfações é ser capaz de transmitir uma mensagem simples sobre algo complicado, fazendo com que tal tema voe, se torne acessível e alcance as pessoas. Considero o jornalista um pesquisador, e como pesquisadores temos essa missão de não ficar com nossas descobertas somente para nós, mas promovê-las, lançá-las ao mundo.

Essa é parte da proposta deste site, que conta com um blog por meio do qual publico, exponho opiniões, mas também aprendo, construo pontos de vista. Acredito que a construção do pensamento se dá também através do texto; não escrevemos o que está pronto em nossas cabeças, mas sim criamos enquanto escrevemos. Por isso, acredito que escrever é a chave para… escrever!

Tenho 13 anos de trabalho em comunicação digital, e isso significa que desde antes de terminar a faculdade eu já era absolutamente seduzida pelo poder da internet. Na verdade, essa sedução pela Web veio anos antes de eu começar a estudar jornalismo, quando a gente usava o Netscape, não existia Google (não mesmo!) e a forma de encontrarmos conteúdo na Web era por meio de diretórios. Nessa época, criei com um amigo que era programador um pequeno jornal chamado BuzzyFanzine, para divulgar as bandas de rock de amigos.

Olha ele.. o Netscape

Essa sedução, no entanto, não é uma paixão cega. Sempre fui bastante crítica com relação aos movimentos que acontecem na Web e a nossa relação com as tecnologias digitais. Acredito que todo recurso traz grandes responsabilidades, então… não acho que seja diferente com os recursos que temos na Web. Proponho, por meio de meu blog, um debate sobre a relação humano-máquina e sobre os temas que se desdobram a partir daí.

Neste século XXI, somos todos produtores de conteúdo digital. Somos todos, portanto, desbravadores de tendências e responsáveis pelo que circula na internet. O compartilhamento está na essência da Web. Nesse contexto, somos todos autores e coautores. Abaixo, apresento alguns artigos de minha autoria que se relacionam com a comunicação digital e trazem um pouco mais da minha visão sobre o tema.

Acompanhe também o meu blog, em que publico regularmente.